quinta-feira, 2 de julho de 2009

A GRAÇA NÃO É JUSTA!

“A graça não é justa, o que é uma das coisas mais difíceis de aceitar nela. É irracional esperar que uma mulher perdoe as coisas terríveis que seu pai lhe fez apenas porque ele lhe pede desculpas muitos anos depois. E é totalmente injusto pedir que uma mãe ignore as muitas ofensas que seu filho adolescente cometeu. A graça, entretanto, NÃO TRATA DE JUSTIÇA” (grifo meu).

YANCEY, Philip. Maravilhosa Graça, p. 82

Sim, a graça não é justa. Esses são apenas dois dos muitos exemplos dos quais poderíamos citar, mas todos nós conhecemos histórias que nos fazem arrepiar e que nos parece improvável que até mesmo Deus atue com graça.
O que dizer da história bíblica contada por Jesus a respeito do filho pródigo? Contrariando todas as expectativas vigentes, Jesus ensina que até para aquele que anda na contramão daquilo que consideramos certo, deve haver uma nova chance, uma segunda oportunidade. Sejamos francos. Senão todos nós, a grande maioria de nós se parece com aquele irmão, não é verdade? Como se não bastasse o perdão e a misericórdia do pai, ele ainda prepara uma big festa para seu filho, com direito a matar o melhor animal, ter roupas novas e colocar o anel da família novamente. Sim, a graça conecta, integra, traz pra dentro. A graça é sempre includente, nunca excludente. A graça agrega, nunca desagrega. A graça une, nunca desune. E essa realidade nos faz ficar chocados. Por mais incrível que pareça, nos sentimos injustiçados. Falamos sobre perdão, arrependimento, nova chance, outra oportunidade, mas quando ela acontece isso nos choca, nos faz ficar perplexos. Realmente a graça pode ser tudo, menos justa. A graça é e sempre será o lugar da inclusão, o lugar onde podem chegar todos aqueles que foram rejeitados, abandonados, maltratados, injustiçados, aqueles que cometeram os “menores” ou os mais atrozes pecados. Sim, a injusta graça que alcançou o pródigo, alcançou ou poderá alcançar você também. Realmente, a graça é injusta.


“Mas Jesus, o Filho de Deus, é o nosso grande Supremo Sacerdote que foi diretamente para o céu, a fim de nos ajudar; portanto não deixemos nunca de confiar nele. Este nosso Supremo Sacerdote compreende as nossas fraquezas, visto que Ele teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que Ele nunca cedeu a elas nem pecou. Portanto, vamos ousadamente até o próprio trono de Deus e permaneçamos lá para recebermos a sua misericórdia e acharmos a sua graça para nos ajudar em nossos tempos de necessidade” (Hebreus 4.14-16 – Bíblia Viva).

Pastor Marcos Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário